Fale com a BIG (31) 2524-3600
Manter um automóvel pode custar caro. Além das parcelas, caso tenha sido financiado, há gastos diversos com manutenção e impostos. Como se trata de um investimento consideravelmente alto, é de suma importância investir também na proteção do seu veículo.
Quando se fala nesse assunto, a primeira coisa que vem à mente é o alto custo dos seguros auto. No entanto, existe uma excelente opção para aqueles que desejam um serviço mais personalizado, com melhor atendimento e um preço mais atrativo — as associações de proteção veicular. Já ouviu falar nelas?
Neste artigo, você verá um guia completo com tudo o que precisa saber sobre o serviço prestado pelas associações de proteção veicular.
Basicamente, associações de proteção veicular são um grupo de pessoas que se unem e geram um fundo financeiro para ser usado quando o veículo de um associado precisar de algum tipo de socorro. Esse socorro pode ser em caso de colisões, roubos, problemas mecânicos e até mesmo danos a pneus.
Mas, sendo assim, qual a diferença entre o serviço prestado pelas associações e as seguradoras? Os benefícios oferecidos por uma associação de proteção veicular se igualam ao de uma seguradora. A diferença está na regulamentação e na natureza empresarial.
Uma seguradora tem fins lucrativos, está diretamente ligada a um banco e se compromete a resolver eventuais imprevistos e problemas financeiramente por um custo anual. As associações, por outro lado, não têm fins lucrativos e se comprometem com eventuais imprevistos automotivos baseados num sistema de mutualismo, onde o fundo financeiro gerado pelos associados é utilizado para quitar os prejuízos.
As associações de proteção veicular oferecem uma alternativa mais acessível e menos burocrática comparada às seguradoras tradicionais. Ao se tornar um associado, você paga uma taxa de adesão e uma mensalidade. Em caso de sinistro, o valor será coberto pela associação através do fundo coletivo mantido pelos associados.
Uma das vantagens é que os valores envolvidos são geralmente menores do que os cobrados por seguradoras. Além disso, o atendimento e os serviços oferecidos pelas associações ficam disponíveis 24 horas para o associado, que pode contar também com tecnologias de rastreamento e monitoramento em situações de furto ou roubo.
A diferença entre uma seguradora e uma associação é sutil, mas significativa. Em uma seguradora, você paga um valor anual que cobre um determinado número de eventos por ano, como uma colisão, uma pane elétrica e um roubo. Já em uma associação, os benefícios são renovados mensalmente, uma vez que o fundo financeiro da associação se mantém em plena manutenção.
Para proteger seu veículo, você adere à associação, paga a taxa de adesão e a mensalidade, tornando-se um associado. Caso ocorra um sinistro, o valor será coberto pela associação. As associações sérias mantêm o fundo financeiro robusto para que haja o rateio de prejuízos sem surpresas na mensalidade, como é o caso da Big!
Como em qualquer outro serviço, a contratação de proteção veicular exige cuidados com pesquisa e avaliação sobre a idoneidade da instituição. Há relatos de problemas com o conserto de veículos e atraso no pagamento em caso de roubo, mas isso também acontece com seguradoras tradicionais. Portanto, a quantidade de riscos depende da seriedade da instituição escolhida.
Custo-benefício: As associações de proteção veicular costumam oferecer um custo menor em comparação aos seguros tradicionais. Isso se deve ao fato de não terem fins lucrativos e operarem em um sistema de mutualismo.
Menos burocracia: O processo de adesão e a administração de sinistros tendem a ser menos burocráticos, proporcionando uma experiência mais ágil e simplificada para os associados.
Igualdade no tratamento: Em uma associação, todos os associados são tratados de forma igualitária, independentemente de idade ou perfil de risco, o que pode resultar em menores custos para grupos específicos, como jovens motoristas.
Serviços adicionais: Muitas associações oferecem serviços adicionais, como assistência 24 horas, rastreamento veicular e acesso a uma rede de oficinas credenciadas.
As associações de proteção veicular são constituídas com base no Código Civil Brasileiro (Lei nº 10.406/2002), operando sob o princípio do mutualismo. Isso significa que os associados contribuem para um fundo comum destinado a cobrir prejuízos em caso de sinistro, sem fins lucrativos. A Constituição Federal do Brasil garante a liberdade de associação para fins lícitos, permitindo a formação dessas entidades para proteger veículos de seus membros.
Elas são fiscalizadas pelo Ministério Público e pelo poder judiciário, o que assegura uma proteção legal aos associados, mas destaca a importância de escolher uma associação com histórico e reputação comprovados, além de transparência e idoneidade em suas operações, como a Big Proteção Veicular.
Optar por uma associação de proteção veicular pode ser uma excelente alternativa para quem busca um serviço eficiente e mais econômico. No entanto, é fundamental pesquisar e escolher uma associação séria e confiável. Assim, você garante a proteção do seu veículo sem abrir mão da segurança e do atendimento de qualidade.
Para isso, conte com a Big Proteção Veicular! Conheça nossas condições, faça uma cotação e faça parte da nossa associação.
Leia também:
– Saiba qual é a melhor proteção veicular de Belo Horizonte
– Mitos e verdades sobre a proteção veicular
– Dicas de segurança no trânsito: saiba como proteger você e seu veículo
Assine nossa newsletter e receba notícias e dicas sobre o mundo automobilístico.